segunda-feira, 25 de agosto de 2014

‘Minha vida vai muito além do que os paparazzi clicam’, diz Marina Ruy Barbosa

Sabe quando a gente percebe que está ficando velho? Basta olhar para Marina Ruy Barbosa. A menina com rosto angelical virou um mulherão. A beleza continua presente, o tom de voz doce, também. Mas, de uns tempos para cá, as palavras de Marina ganharam mais força e opinião. E é esta atriz jovem, talentosa e com pensamentos claros e diretos que nós queremos mostrar na entrevista especial deste domingo. Recém-separada de seu único namorado, Klebber Toledo, Marina vive um momento de virada da carreira. Ela deixou para trás os personagens frágeis e apostou na libido à flor da pele de Maria Ísis, em ‘Império’. Encantem-se com a educação e a sinceridade de Marina Ruy Barbosa.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Vamos começar falando de ‘Império’. Maria Ísis é sua primeira personagem sensual. Você intensificou a malhação para aparecer mais bonita na TV?
Antes de começar a novela, eu estava mais tranquila, tinha uma rotina, e dava tempo de malhar e regrar a alimentação. Mas depois que comecei a gravar não tem jeito! Você fica sem rotina, sem horário certo, então agora não está dando. Mas antes, eu estava fazendo aulas de localizada e kickboxing. Só que o corpo da Maria Ísis tem que ser delicado, por ela ser novinha, lolitinha, não dava pra aparecer na novela com bundão, coxão…
Você dá palpite nas lingeries usadas na novela?
Todo figurino foi desenvolvido pela Helena Gastal e a sua equipe. Mas claro que falo e dou minha opinião sobre o que mais gosto e o que me deixa à vontade.
Na novela, Maria Ísis é uma moça que vive sustentada pelo Comendador (Alexandre Nero). E ela ama esse homem. Você conseguiria viver assim como sua personagem?
Não. Eu gosto de ter minhas coisas, minha independência. E eu, Marina, sou movida por meu trabalho, é isso que eu amo fazer, e isso me realiza muito. Acho que a Maria Ísis precisa sair dessa bolha e buscar sua própria vida, seu caminho. Isso não quer dizer que ela precise deixar o Comendador, só não precisa viver em função dele, isso não faz bem para ninguém, nem para nenhuma relação.
Você foi atrás de alguma história parecida com a de Maria Ísis para compor a personagem? De quem?
Eu me preparei muito pra esse papel, pra valer. Fizemos um trabalho com o argentino Eduardo Milewicz para composição da personagem. E eu fui a uma psicanalista para ela me ajudar a observar, conhecer e investigar a personalidade da Maria Ísis, entender o motivo de cada ação. Isso é incrível, você chega em cena completamente segura de quem é. Além disso, eu vi vários filmes como ‘Beleza Roubada’, ‘Beleza Americana’, ‘Tudo Pode Dar Certo’, ‘Lolita’…
Depois que você apareceu sensual na TV, as cantadas nas ruas aumentaram? 
Ah, normal né? O povo nunca tinha me visto de calcinha e sutiã fazendo cenas de sexo… (risos) Aí, de repente, aparece Maria Ísis na minha vida! Mas recebo muito carinho das pessoas de forma geral, estou muito realizada e feliz nesse trabalho.
Você e Klebber Toledo ficaram juntos por três anos. Agora que vocês estão separados, como é encontrar com ele nos bastidores da novela?
Para te falar a verdade, ainda não encontrei com ele depois disso. Mas tenho certeza que quando a gente se encontrar vai ser tudo bem. Vivemos momentos muito bons juntos, e isso vai ficar para sempre.
Muito se especula sobre o fim da relação de vocês. Foi o ciúme do Klebber por causa das suas cenas que acabou afastando vocês?
O que especulam? Comecei a namorar o Klebber com 15 anos. Crescemos e amadurecemos juntos. Ele é muito especial para mim, sempre vai ser. O namoro deu certo, mas acabou… Todo fim é triste, mas a vida tem que seguir.
Todo artista quando está solteiro fala que é hora de focar no trabalho por que não tem tempo para vida pessoal. Esse é o seu discurso?
Eu sempre fui focada no meu trabalho, sempre. Quem me conhece de verdade sabe o quanto eu sou loucamente apaixonada por atuar. Essa novela é uma realização profissional muito grande pra mim. Não encaro isso apenas como um discurso, quando você termina um relacionamento, precisa seguir em frente, pensar em outras coisas, focar em outras coisas, se não sofre demais… Então acho uma coisa natural.
Maria Ísis pode ser considerada um divisor de águas na sua carreira?
Acho que todos os personagens que eu fiz foram importantes. Mas o (autor) Aguinaldo me deu esse presente, a Maria Ísis, no melhor momento possível. Acredito nessas coisas do destino. Era para ser assim.
O que isso mudou de fato na sua vida?
Eu sempre me cobrei muito. E saber que alguém que eu sempre admirei, como o Aguinaldo, acreditou e confiou no meu trabalho, me dando esse papelzão, é demais. Essa é minha oitava novela, durante todos os meus trabalhos eu fui crescendo e amadurecendo. Depois de todos esses anos, e de todos os papéis, só me sinto mais motivada a seguir fazendo o que eu amo.
Você já fez vestibular? O que pretende fazer?
Fiz e passei! Prestei vestibular na PUC-RJ para Comunicação Social porque eu quero fazer cinema. Mas não dá pra conciliar agora. Eu sempre me cobrei muito, por mim eu faço mil coisas ao mesmo tempo, mas não dá. Tenho que ter calma, equilíbrio e maturidade para entender que tenho que fazer escolhas, e no momento a minha escolha foi a novela. Acho superimportante estudar, mas no momento é mais importante para mim estudar para essa personagem do que fazer a faculdade. Pretendo fazer, sim! Mas não agora.
Qual é a sua melhor qualidade e maior defeito?
Acho que minha qualidade é minha determinação. Meu defeito é ser desorganizada. Sou muito!
Você já recebeu convite para posar nua?
Já sondaram, sim. Mas não faz parte dos meus planos porque não combina muito comigo.
Você já recebeu convite para ser rainha de bateria de alguma escola de samba?
Recebi este ano, pela primeira vez. Adoro Carnaval e me senti honrada com o convite. Mas acho que a partir do momento que você aceita, você tem que se dedicar muito àquela escola, frequentar os ensaios… Conhecer todo mundo, para ter direito real de representar o pessoal… E se eu não posso me dedicar desse jeito, eu prefiro não aceitar. Acho que não é momento de pensar nisso. Estou muito focada na Maria Ísis mesmo. Não dá para ficar assumindo outras coisas assim.
Quem são suas melhores amigas?
Tenho algumas grandes amigas. No Rio e também em São Paulo.
O que uma menina da sua idade pode fazer que você não faz?
Acho que não tenho tanta privacidade, liberdade… Porque as pessoas me conhecem, sabem quem eu sou, então, a vida fica um pouquinho diferente. Mas acho que isso faz parte, não é algo que me incomoda muito. Sinto-me privilegiada de tão nova ter descoberto o que eu queria para minha vida, ser atriz, e estar conquistando minha realização profissional todos os dias.
Você teve que lidar com a fama e o preço dela desde muito cedo. Você teve algum tipo de preparação psicológica? Fez terapia?
Nunca fiz terapia, mas tenho vontade. Acho que é válido pra qualquer um. Minha primeira novela foi com 9 anos. Aos poucos fui crescendo, e o interesse das pessoas na minha vida também cresceu. Nunca me incomodei com o assédio, vejo isso de forma positiva, carinho do público. O que ainda me incomoda um pouco são fofocas e pessoas julgando sem saber. Mas eu tenho me blindado. Hoje, me importo bem menos, sei que não vou conseguir agradar a todo mundo e hoje em dia nem me cobro disso. É que as pessoas acham que sabem tudo sobre você, e na verdade só conhecem uma parte, não dá para julgar ninguém assim.
Qual seu grande sonho como atriz?
Pegar papéis que me desafiem como atriz, tanto na TV, no teatro (que eu amo e estou louca para voltar) e fazer cinema.
Muitas pessoas falaram da presença ostensiva da sua mãe na sua vida, por você ser muito jovem. Você se acha mimada?
Isso me irrita um pouco. Não consigo entender o problema que algumas pessoas veem em uma moça de 19 anos ser muito amiga da mãe e gostar da companhia dela. Isso tem algum problema? Para mim não. Pelo contrário! Somos muito amigas, temos uma relação de muita sinceridade, conversamos sobre todos os assuntos, sem tabus. O certo é não se dar bem com os pais? E não gostar da companhia deles? Então eu sou toda errada (risos)! Quando tenho alguma festa, alguma baladinha, algum momento mais particular, ela não vai comigo, né? As pessoas têm a tendência a tirar conclusões a partir do que aparece na mídia. Mas a minha vida vai muito além do que os paparazzi clicam. E, além de ser muito parceira, minha mãe trabalha comigo. Ela é minha personal stylist (risos). Ajuda a montar minhas roupas, produções… Enfim, se a nossa amizade incomoda alguém, problema dos incomodados. Ela não me vigia, não me impede de nada, muuuuito pelo contrário. É minha amiga de verdade. Sinto-me privilegiada de ter minha família por perto e ter total liberdade com eles. Mimada? O que é ser mimada para você? Acho que sempre fui uma menina cuidada, mimada não. Comecei a trabalhar com 9 anos, a ter várias responsabilidades desde cedo.
Qual é o tipo de rapaz te atrai?
Não sei te dizer (risos). Comecei a namorar com 15 anos, meu primeiro e único namorado. Mas acho que o que me atrai em alguém de primeira, é o papo, o jeito, o olhar…
Você acha que já está pronta para ser protagonista de uma novela?
Tenho dez anos de carreira e de muito estudo. Quero muito continuar trabalhando no que eu amo. Claro que fazer uma protagonista é bacana, vai ser muito bem-vinda. O que eu desejo são bons personagens, que me possam desafiar como atriz, a fazer arte.
Que imagem você imagina que as pessoas têm de você?
Não sei, eu sou muito nova, ainda vou passar por tanta coisa… Não gosto de ficar pensando na imagem que as pessoas têm de mim, até porque elas só conhecem uma parte de quem eu sou. Me diz você… Qual a “imagem” que você tem de mim, Leo? (risos) 
Por Leo Dias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário